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Conduta Comercial Responsável na Era Digital: Desafios e Orientações

Com a evolução da tecnologia e o avanço na digitalização dos negócios, a conduta comercial responsável tornou-se ainda mais fundamental.  É fato que os consumidores estão cada vez mais conectados, com acesso a uma ampla gama de informações, nesse cenário, o desafio dos fornecedores é garantir a confiança e reputação de suas marcas, o que só será alcançado com uma conduta ética e transparente.

O intuito deste artigo é explorar os desafios da conduta na era digital e fornecer informações para uma condução mais responsável nas relações entre os fornecedores e seus clientes.

  • Transparência de informações:

De início, é importante destacar que a construção de uma relação de confiança entre o consumidor e o fornecedor é essencial. Portanto, a transparência e honestidade são fatores cruciais nas práticas comerciais.

Nesse contexto, políticas claras e transparentes facilitam o acesso às informações por parte dos consumidores, evitando barreiras e riscos de passivos judiciais. Por isso, as informações sobre produtos, preços, termos e condições, além de políticas de privacidade e devolução, devem estar acessíveis, bem redigidas e objetivas, isso contribuirá para estabelecer a confiança do consumidor na empresa.

  • Segurança dos dados e segurança cibernética:

Na era digital, os dados se consagram como ativos valiosos cercados de ameaças diariamente, por isso, é inegociável que os fornecedores adotem políticas de segurança e medidas rigorosas de proteção. Garantir a obtenção correta do consentimento dos clientes para coleta, armazenamento e processamento de seus dados pessoais, estar adequado com a Lei Geral de Proteção de Dados e adotar medidas de segurança da informação, demonstram o comprometimento da empresa em lidar com dados de forma responsável e mitigar os riscos de vazamento de informações.

No que diz respeito aos ataques cibernéticos, imprescindível que as empresas adotem medidas eficazes de segurança cibernética, com o objetivo de salvaguardar seus sistemas, bem como a oferta de produtos e serviços no mercado.

É indispensável também abordar o preocupante crescimento de golpes na internet, uma realidade que não pode ser negligenciada. Por isso, como parte dos esforços para proteger o seu negócio é importante manter-se atualizado sobre as mais recentes técnicas de fraude na internet e implementar políticas antifraude, de modo a demonstrar o compromisso da empresa com as boas práticas comerciais

  • Da publicidade:

Um outro fator de grande importância é a estratégia de Marketing adotada. É sabido que a publicidade foi revolucionada com a criação de ferramentas e plataformas que auxiliam a promover os serviços e produtos.

No entanto, cumpre enfatizar que as campanhas publicitárias servem para criar uma conexão positiva com o cliente, potencializando a lembrança da marca. Sendo assim, é crucial que a publicidade seja honesta, efetiva e não invasiva, pois ao evitar exageros e perturbações, as empresas podem construir relacionamentos mais sólidos com seu público-alvo e obter mais resultados em suas campanhas publicitárias.

  • Do relacionamento com o cliente:

Cultivar o bom relacionamento entre a empresa e seus diversos públicos é uma ação estratégica de suma importância. Sendo assim, a maneira com que o fornecedor se comunica com seu cliente, desempenha um papel fundamental nesse processo.

Na era digital os clientes esperam por interação rápida e assertiva para sanar suas dúvidas, portanto, os canais de relacionamento ganham uma nova dimensão e oportunizam as empresas não só a atrair, como também reter e fidelizar seus clientes, além de evitar passivos judiciais. A disponibilidade de diversos canais de comunicação, garante que os consumidores possam entrar em contato de acordo com sua preferência e conveniência.

O suporte ao cliente precisa ser ágil, resolutivo e estar disponível tanto no pré-venda quanto no pós-venda, demonstrando o compromisso da empresa com sua marca. Nessa perspectiva, nota-se que o atendimento ao cliente pode ser determinante para evitar litígios e estabelecer uma relação de fidelidade com o consumidor.

  • Da responsabilidade social e ambiental

Os consumidores estão cada vez mais atentos ao impacto social e ambiental resultante de suas ações e das escolhas de produtos e serviços que consomem. A exigência do mercado pela gestão responsável, postula que as empresas atuem em conformidade com as leis em vigor e com compromisso aos assuntos de interesse coletivo, tais como direitos trabalhistas, direitos humanos e proteção do meio ambiente.

Por isso, buscar padrões e boas práticas cada vez mais alinhados com o ESG, deixa de ser um mero diferencial e passa a ser um requisito indispensável para a perenidade no mercado.

Os desafios da sociedade têm tornado a gestão de negócios uma tarefa com muitas nuances O conceito de conduta empresarial responsável, busca potencializar o poder transformador e de impacto positivo de empresas juntamente às sociedades em que atuam, o que, por sua vez, contribui para fortalecer a confiança dos consumidores.

Sendo assim, ao adotar práticas transparentes, proteger a privacidade dos clientes, prezar pela segurança cibernética, ser ético na publicidade, garantir bom relacionamento e demonstrar responsabilidade social e ambiental, contribui com a inserção da empresa em um ambiente de negócios mais ético e sustentável e perene.

 

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Autor: Renata de Cássia Moraes Nicodemos • email: renata.nicodemos@hotmail.com • Tel.: +55 67 99234 3888

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